Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007

Entrevista ao Vereador da Cultura Dr. Augusto Miranda

Entrevista ao Vereador da Cultura e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Augusto Miranda

 

 ...................................

 

A propósito do nosso projecto, achámos que seria interessante entrevistar o Vereador da Cultura e Vice Presidente da Câmara Municipal de Faro a fim de saber a sua opinião acerca do mesmo…Telefonámos para a Câmara para tentar marcar a entrevista e o senhor vereador rapidamente se prontificou a receber-nos.

 

No dia 23 de Novembro lá estávamos nós. Óbvio que o nervosismo transparecia em cada gesto ou palavra que ousássemos proferir. Mas quando tivemos o primeiro contacto com o Sr. Engenheiro Augusto Miranda, tudo pareceu mais fácil, foi muito simpático connosco e mostrou de imediato o seu sentido de humor. 

 

Demos início à nossa entrevista explicando a nossa participação no Concurso Cidades Criativas. Quanto ao Concurso, o Sr. Vereador referiu que achava uma iniciativa interessante e, por essa razão, a Câmara Municipal de Faro aceitou participar no referido projecto.

 

Uma vez que o Vereador já havia sido professor e presidente do conselho executivo da Escola Secundaria João de Deus, achámos pertinente perguntar-lhe se aderiria a este concurso caso ainda estivesse na área do ensino. Respondeu que achava este tipo de iniciativas importantes para a comunidade escolar, pois trata-se de um evento que promove a sensibilização dos jovens para o meio onde estão inseridos, mas, mais do que isso, defende que é necessário incluir os restantes cidadãos e fazer um intercâmbio de conhecimentos entre todos.

 

Apresentámos-lhe as linhas gerais do nosso projecto, afirmando que nós, jovens, achávamos importante este tipo de espaço cultura. Perguntámos, então, qual era a sua opinião. O Sr. Vereador achou o nosso projecto extremamente interessante, e referiu que era perfeitamente compreensível a nossa necessidade, pois, embora tenhamos espaços culturais tais como: a Biblioteca Municipal de Faro, o Teatro das Figuras e o Lethes, o Museu Municipal…entre outros, existe a necessidade de um local “que não servisses apenas como espaço de convívio, de exposição, de realização de conferências”, mas também “era interessantíssimo haver um espaço em Faro onde a Arte pudesse ser vista e os artistas pudessem trabalhar”.

 

Quanto ao edifício/local que elegemos, respondeu ironicamente: “Vocês não têm mau gosto, de facto!”. No entanto, alertou-nos de imediato para o facto de a casa escolhida não pertencer à Câmara, mas não nos deixou esmorecer pois esta instituição “ está disponível para uma exposição final” de vários projectos (inclusive de outras escolas) e, caso seja necessário, podem “ tentar encontrar um espaço com dignidade para que a exposição possa ser levada a efeito”.

 

 

Seguidamente perguntámos o que achava o Sr. Vereador da Cultura que o nosso espaço deveria conter. Respondeu que era importante um espaço “onde os artistas pudessem trabalhar” e “onde pudesse haver uns quantos ateliers quer de pintura, quer de escultura, quer de artes gráficas”. Disse, também, que devíamos incluir no nosso “espaço esta área de produção de arte e os diversos aspectos que ela tem”.

 

Perguntámos se acharia plausível a existência de uma vertente nocturna, tendo respondido que: “ tudo pode ser feito desde que se saiba respeitar o espaço envolvente em que esta inserido”.

 

 

A questão seguinte foi se a Câmara tinha algum projecto em mãos neste sentido. O Sr. Vereador respondeu que “neste momento na área da cultura o projecto que [tem] em mãos, mais significativo e importante para o Futuro da cidade tem a ver com a Fabrica da Cerveja”. Numa primeira fase, é pretendido “o alargamento do museu actual” de forma a ter mais condições para arquivo e “alargar o espaço para uma intervenção importante que são os serviços educativos”. Numa segunda fase pretendem transformar a Fábrica da Cerveja num museu de Arte Contemporânea, de forma a satisfazer o nosso turismo, cada vez mais exigente, introduzindo novas valências que possam afirmar-nos como o grande museu do Sul do país.

 

 

Achámos importante informarmo-nos acerca dos agentes culturais existentes em Faro e, nesse sentido, o Sr. Vereador ajudou-nos referindo os agentes na área da autarquia: a Biblioteca António Ramos Rosa, o Museu Municipal e o Teatro das Figuras. Acrescentou, também, outros agentes independentes, mas que possuem fortes ligações com a Câmara tais como: o Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina, o Centro de Artes Performativas – CAPA, a Companhia de Teatro do Algarve – ACTA, Os Artistas, Grupo Folclore de Faro, Grupo Teatro Lethes, o Cineclube, o Grupo Coral Ossónoba, a Fundação Pedro Ruivo…entre outros.

 

 

 

A entrevista foi bastante interessante, pois pudemos conhecer a opinião de alguém muito experiente nesta área e, assim, alargar os nossos conhecimentos. Agradecemos sinceramente ao Sr. Vereador Augusto Miranda pela atenção prestada e prontidão em nos ajudar e pela sua disponibilidade sempre que sintamos necessidade do seu apoio.

 

 

Concluímos o relato da nossa entrevista com uma frase proferida pelo Sr. Vereador da Cultura que nos incentivou a empenharmo-nos no projecto com mais força do que nunca:

 

Em termos de criatividade, de utopia, de ambição eu acho que vocês devem estender o pano o mais que puderem.”


publicado por Artes12Faro às 18:57
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


.Mais coisas sobre o PeSsOaL


. ver perfil

. seguir perfil

. 5 seguidores

.Cuscar neste Blog

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Posts Recentes

. Relatório

. Voltámos....

. Balanço das Palestras

. Balanço Semanal - 12 a 16...

. O Nome da Rua

. ...

. Balanço Semanal e algo ma...

. Balanço Semanal

. Balanço Semanal

. Faro no Futuro...

. A Não Perder...

. Balanço Semanal - 7 a 12 ...

. Faro no Futuro

. A Não Perder...

. ...

. ...

. Breve descrição da azulej...

. A Não Perder...

. Entrevista à Arquitecta T...

. Barómetro Emocional!

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

....Links...

SAPO Blogs

.subscrever feeds